Pousadas, hotéis e residenciais
Imobiliárias
Serviços
Mergulho
A cidade
História
Cultura
Turismo
Mergulho
Praias
Pontos Turisticos
Entretenimento
Maricultura
Como chegar
Mapas de ruas
Mapas de ruas
Galeria de fotos
Galeria 180
Bancos
Dicas do Guia
Papel de Parede
Roteiro
Transporte
Utilidade Pública
Mergulho

Capital do Mergulho Ecológico

 
Em Bombinhas esconde-se um dos cenários subaquáticos mais fascinantes do mundo. Muitos são os fatores que fizeram deste lugar um dos pontos preferidos para os mergulhadores, amadores e profissionais. Um deles é o fato de que 60% do território de Bombinhas está localizado no entorno da Reserva Marinha do Arvoredo. Outro é a sua situação geográfica, que permite o encontro de duas correntes marinhas: uma fria, vinda das Ilhas Malvinas, Argentina e a outra, a corrente brasileira, caracterizada por temperatura mais quente. Isso permite condição perfeita para uma rica e diversificada vida marinha.
Por tratar-se da ponta de uma península, recortada e cercada de praias e costões, oferece variadas opções de pontos para a prática do mergulho. Desde 1980 este esporte vem crescendo em Bombinhas a cada ano, sendo já conhecida como a Capital do Mergulho Ecológico. Esta demanda promoveu a instalação de várias operadoras de mergulho, que fornecem cursos práticos, além de grande variedade de equipamentos e material para atividades submarinas.
As formas de vida exótica dos mares da região, que se alternam com os recifes de corais são surpreendentes para os que invadem as profundezas das águas. Aos mais experientes é possível ainda viajar no tempo visitando naufrágios, como o do cargueiro LILI (1957), na Ilha das Galés.
 
 
Principais pontos de mergulhos permitidos
Ilha do Arvoredo: Saco do Caoim, Farol do Arvoredo, Saco do Batismo, a Baía das Tartarugas, a Baía do Engenho e o Saco do Vidal.
Ilha do Macuco
Na Costa: Sepultura, Palmeiras, Caraolho, Costão de Bombas, Praia da Lagoinha, Praia do Embrulho, Praia da Tainha.
Porto Belo: Ponta de Porto Belo e Estaleirinho.
 
 
As escolas de mergulho
A maioria das escolas de mergulho estão credenciadas por organizações internacionais, como a PADI, PDIC e SSI, e oferecem habilitação para mergulhar em diversos países do mundo. Além dos cursos oferecem lojas especializadas em venda, aluguel e manutenção de equipamentos, recarga de cilindros, passeios e saídas de mergulho em embarcações altamente equipadas e seguras com rádio VHF/PX, ecobatímetro, GPS, equipamento de salvatagem, acompanhadas por divemasters e instrutores.
As operadoras de mergulho estão localizadas principalmente no centro de Bombinhas, oferecendo diversas opções de cursos:
- batismo: com acompanhamento integral de um instrutor, propicia a experiência do mergulho superficial, para passeio e diversão. Pode ser realizado na praia ou através de barcos e lanchas, com visita às ilhas;
- curso básico: consiste em treinamento teórico, com conhecimento inicial necessário para um mergulho seguro, seguido de treinamento em águas confinadas (piscina) e em águas abertas (mar);
- cursos avançados: realizado depois da conclusão do curso básico. Entre as especialidades destacam-se mergulho noturno, em naufrágios, fotografia subaquática, mergulho profundo, em cavernas, etc.;
- curso de primeiro socorros, para mergulhadores e não-mergulhadores. São ministrados ainda outros cursos específicos, para quem tiver interesse em tornar-se instrutor;
 
Fotos: Leandro Rangel
Outros link´s interessantes:


Venha descobrir as belezas que
o fundo do mar reserva


Bombinhas oferece aos seus visitantes muitas opções de lazer

 

 
 

Conheça as belezas das
praias do município
 

Mapas, tabelas e mais... informações para você
planejar sua viagem